Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
3  AMERICAS   BY   BICYCLE

MES VOYAGES AUX TROIS AMERIQUES EN VELO

DE RECIFE ATE FORTALEZA

DE RECIFE ATE FORTALEZA

Recife – Olinda 17

Olinda – Goina+20 100

Goina+20 – Marramguape+15 90

Marramgusape+15 – Pointa negra (Natal) 128

Natal – Maracaju 67

Maracaju – são Miguel de Gostoso 90

são Miguel – Galheno 86

Galheno – Guamare – Alto de Rodriguez 85

Rodriguez – Porto Mangue – Areia Branca – Tubau 100

Tubau – Atacari 93

Atacari – Fortaleza 150

TOTAL 1006

DE RECIFE ATE FORTALEZA

de Recife ate O Natal

Poes são 17 km de autopista pela cidade ate Olinda. A parte antiga e pequena, umas ruas no morro com casas de todas cores, de um piso, umas praças com igrejas barrocas, e vistas da baia do Recife. Noa tem praia, e a esplanada beira mar serve também de estrada, então e bem barulhosa. Logo tem 20 km de suburba pelos prédios ate a balsa em Farinha. Queria ir à ilha de Avião, mas o pescador pede 50 RS, demais, deixei a ideia. Voltei na BR 101. este roteiro de Farinha ate a BR e a melhor parte ate o Natal, passa durante 20 km pela floresta. A BR passa pelas colinas cobertas de azucar. Goina tem uma igreja barroca bonita.

Logo tem que cuidar muito, se quer voltar beira mar. O trevo não tem senal, nem placa. Esta ao limite dos estados, onde tem a policia federal, vai ver uma rua pequena a direita entre umas casas, na direção de Coapora e Pitimbu. Eu passei sem ver. Mas ainda não e certo que seja possível seguir ate o Natal beira mar, tem muitos rios, os locais dizem me sem canoa, perguntei nas cidades seguintes.

Poes eu decidi fazer fácil, e dizer seguir sempre a BR 101. A paisagem e sempre igual, colinas de azucar e uns bosques espalhados, desceis e subais leves e compridas. Antes do Natal eu virei a direita ate Pium e logo a esquerda ate Ponta Negra. Passa pela estepe de arvores pequenos.

Tem postos Alhandra, Pessoa, Bayeux, 20 km antes de Mamanguera, e em Mamanguera mesmo. E também 8 km antes do limite, 2 km logo, e vilagero cada 20 km.

A primeira noite pedi licença para dormir num restaurante 20 km logo de Goiana. O dia seguinte achei uma mangueira vaga 15 km de Mamanguera, onde tem a antena.

Natal mesmo fui atendido e hospedado pelo Samuel no Ponta Negra, uma pessoa muito boa.

Tem belas praias, um fortim francês simple, 2 igrejas e uns prédios antigos no centro, e a grande ponte sobre o rio.

Ate Natal a estrada passa beira mar, ao longo das dunas protegidas, cobertas de arbustos e palha.

De Natal ate Fortaleza

Sai de Natal pela ponte grande, com boa vista da praia com dunas de outro lado. Logo a estrada passa pelas dunas, sem ninguém, cobertas de arbustos e palha e areia ate Gerripabu. E muito bonito. Logo volta a BR 101 para passar o rio ate Muriu, No posto de gasolina perguntei, a estrada de chão beira mar e péssima, com muito areia. Então optei seguir pela BR 101, pelas dunas, ainda sem ninguém. Ainda e possível mas complicado passar pelas praias mesmo. Pouco antes de Maracuja, um senhor italiano, que mora no brasil, me invito na sua fazenda para dormir, bem legal, ademas que estava bem cansado. Segui assim a BR 101 ate Touros e ainda ate são Miguel de Gostoso. Não serve de fazer a volta de uns km ate Touros para compras, tem mercadinho nos vilageros 10, 15 e 20 km mais longe na BR. Em são Miguel tive 2 foraos e uma quebrada pequena, ma sorte, e achei onde dormir a saída de são Miguel, num plantação de Maracaju.

Logo tem 28 km de chão bastante bom, pela selva densa de arvores pequenos, 2-3 m de altura, areia e terra roxa. A meio caminho tem um vilagero e pastos. Ainda são 9 km de asfalto para chegar a Ponta Negra, supermercado, posto de gasolina e panificadora na praça, a esquerda. Logo tem 20 km de asfalto pela mesma selva para chegar a Caceiras, pequena cidade com tudo. Logo tem 5 km de chão bom, e a estrada acaba. Para chegar a Galheno, são 28 km pela praia, que tem de fazer a mar baixo. Na metade tem dunas e muitas pedras, os corais. Eu cheguei tarde, então a metade de caminho já a areia não estava mais firme, e tinha que empurrar a bici. Muito rápido, o mar subo, e caminhei com as olas molhando os sapatos. 3 km antes de Galinho, que e a punta que se veja de longe, tem um bar na praia onde armei a barraca.

Galinho e uma península, mas só se veja do céu. E um vilajero de pescadores e turismo de luxo, com casas baixas, ruas de pedra o areia, não caros, e bem tranquilo. Para sair tem duas balsas, la que vai ate Guamaré, que e a boa, e la que vai no aparcamento, para voltar a Mossoró, que não serve de nada. Poes os pescadores me enganaram e cheguei ao aparcamento. Par voltar a Guamaré são 12 km de asfalto pelos lagoas artificiais ate o molino, e logo o caminho a direita com placa, 15 km de chão pela selva baixa, meio ruim.

A saída de Guamaré, tem um posto, e tem que virar a direita no segundo trevo. Uns km mais e tem outro trevo, onde tem de virar a esquerda. E la ruta do petróleo, 42 km com muitos poços de petróleo e tanques. Tudo isso passa pela mesma selva. Chega ao trevo Mossoró Alto de Rodriguez.

Em Alto de Rodriguez, todas as lojas estavam fechadas, e domingo. Perguntando as senhoras ode fazer compras, uma me invito na sua casa par almoçar peixe, muito bom.

Ao fim da cidade, virei a esquerda para passar o rio pela ponte de madeira, poes são 6 km de estrada de chão pelos pastos e plantações de coco e maracaju. Arme a barraca num pasto. Ao fim do chão tem um vilagero, e vem o asfalto ate Fortaleza. Ate Porto Mangue e o mar, passa pelos pastos, coqueiros e maracaju e selva baixa. Perto de Porto Mangue tem lagoas artificias par fazer sal. Ao fundo tem a vista das dunas.

Logo a estrada vira a esquerda e segue a praia, com as dunas o a serra roxa, muito bonito, durante 20 km, ate Punta do Mel com posto de gasolina. Logo volta na falésia, longe do mar, pela selva e pastos, com unas vistas de praias. Tem umas aldeias durante 24 km. Chega a um trevo com bares, e segue pelas lagoas artificiais de sal, ate Areia Branca, cidade com todos os servicios, dizem perigosa.

Pegue a balsa para passar o rio, e são 22 km ate Tubau, Começa pelas lagoas cheias de água, e logo beira mar nas dunas, bem bonito. Outro forao, e vejo que o pneu traseiro fue cortado pela areia. Achou uma casa vaga uns km antes de Tubau, perto da igreja, para armar a a barraca. Tem muito vento, vindo do este, então a favor, e pouco trafego. Em Tubau queria trocar o pneu, mas só tem 26 e ½, não tem 26. tinha que ir de táxi ate Mossoró, I/V 16 RS e 2 horas.

A saída a estrada soube na falésia com boa vista do mar e do baixo com coqueiro, mas dentro de pouco vira no interior na selva baixa. Lado mar e areia e palha, outro lado selva. Quando junta a BR 101, o lado do mar muda plantações de maracaju, arvore de muita sombra, muito fácil e muito bom para acampar. Poes estava cedo, segue o caminho, passei Atacari, com Se barroca, e passei a ponte grande.

A saída da ponte virei a direita na direção de Fortim, pouco logo do trevo tem a policia e os bombeiros, mas eu seguei mais ate achar um pasto com arvores para dormir.

Logo são 150 km ate o centro de Fortaleza, a estrada passa longe do mar, pela selva baixa, pastos e plantações de coco e maracaju, com vilageros e pequenas cidades, calor vento e ondulações compridas, o de sempre. Chegando a Fortaleza virei a esquerda para pegar a BR 116 e chegar a casa do Rafael, fue muito ruim e perigoso durante 15 km.

Fortaleza e uma cidade grande, com pequena praia perto do centro antigo, uns prédios antigos, e que mais ? Dizem se uma boa universidade. Figuei 2 dias na casa do Rafael que me atendeu muito bem, para descansar.

DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
DE RECIFE ATE FORTALEZA
Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article